domingo, 13 de novembro de 2011

APRESENTAÇÃO DO PROJETO

USOS NÃO PADRÃO NA IMPRENSA DO DF COMO RECURSO ESTILÍSTICO
(ANÁLISE DE LÍNGUA FALADA – TV)

Introdução

            A língua falada difere da língua escrita na medida em que tende a ser menos monitorada. No rádio e na televisão, a tendência é que a linguagem seja mais próxima da falada que da escrita no que se refere a aderência aos preceitos da gramática normativa. 
A hipótese inicial desta pesquisa é que alguns desvios da norma padrão da língua portuguesa podem vir a caracterizar traços de estilo dos programas noticiosos da televisão do Distrito Federal. Esses desvios seriam observados de forma repetida e consistente na linguagem utilizada por apresentadores e repórteres.

Objetivos

GERAL
Identificar o uso de desvios em relação ao padrão da gramática normativa como recursos caracterizadores do estilo da linguagem dos noticiosos da televisão do Distrito Federal.

ESPECÍFICOS


  1. Descrever os recursos estilísticos mais comuns na linguagem utilizada por apresentadores e repórteres dos programas noticiosos DFTV, da Rede Globo, e Balanço Geral, da Rede Record.
  2. Identificar os desvios em relação à norma padrão na linguagem utilizada por apresentadores e repórteres dos programas noticiosos DFTV e Balanço Geral.

Metodologia
  1. Analisaremos a linguagem do DFTV e do Balanço Geral no período de 28 de outubro a 15 de novembro de 2011 para identificar os recursos caracterizadores do estilo de cada programa.
  2. Identificaremos, nesses recursos, quais os que representam desvio em relação ao padrão da gramática normativa.
  3. Montaremos um painel exemplificativo de cada tipo de recurso estilístico identificado como desviante para cada programa.
  4. Discutiremos o nível de fuga à norma padrão como conclusão deste trabalho.

Conceitos utilizados neste trabalho


Estes conceitos, considerados como referencial teórico da pesquisa, são os que preliminarmente orientam a análise do material. Outros poderão ir sendo incorporados no decorrer do trabalho.

ESTILO: emprego individual característico dos recursos da língua.

RECURSO DE ESTILO: característica observada na linguagem individual de forma repetida e consistente; traço componente do estilo.

NORMA PADRÃO: conjunto de recomendações constantes da gramática normativa da língua portuguesa.

DESVIO DA NORMA PADRÃO: uso não abonado pelas recomendações consensuais registradas em gramáticas normativas brasileiras. Serão neste trabalho identificados como:
  • SOLECISMO: desvio de sintaxe (principalmente concordância, regência e colocação);
  • BARBARISMO: desvio quanto ao emprego de palavra (principalmente pronúncia, flexão,    significado, inexistência, formação irregular);
  • ESTRANGEIRISMO: construção alheia à língua portuguesa. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário